Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Eng. Msc José Edenil


Entrevista com profissional da area metalurgica e materiais

     Realizou-se também uma entrevista com um profissional da área que deu algumas dicas e macetes na área metalúrgica. Este profissional é o engenheiro mestre José Edenil dos Santos. A seguir segue a entrevista na íntegra:


  •      Quais dicas sobre as análises elementares, quais as características dos materiais acabam conhecendo apenas na prática, e dificilmente são relatados nos livros?


     Verificar primordialmente de existe faíscas ao atrito com a pedra do esmeril, a cor da faísca é a cor do metal em altíssima temperatura. Pelo tipo de faísca é possível verificar se o material pode ser ferroso ou não. Como por exemplo, se fosse um material não ferroso, em geral não altera a cor da faísca. Há exceções, como o titânio por exemplo.



  • Mais alguma dica sobre este assunto?

     Pela cor da centelha também é possível analisar: o ferro fundido e o aço ferramenta possuem centelhas escuras, os aços em geral possuem uma centelha viva, de tonalidade mais clara. O aço inoxidável, por haver muitos elementos de liga como Cromo e Níquel não possuem muitas centelhas em relação aos outros aços.



  • Sobre as fagulhas o que se pode notar?

       O percentual de Carbono presente no aço é representado pelas fagulhas que acabam por explodir e formam as “estrelinhas”, nos ferros fundidos não formam isso, pois o Carbono está na forma de grafita.




  • Falando em ferro fundido, existem outros métodos de diferencia-lo de um aço, por meio destas análises?

     Logo após fazer a analise do ferro fundido, pode – se distinguir molhando a amostra e ela vai exalar um mau cheiro.
     Você pode, por exemplo, pra essas análises se o material é bom por essas analises para saber se é aço ou ferro fundido. Como por exemplo, de uma serra se é de boa qualidade ou um alicate, o cadeado se for ferro fundido fofo não é de boa qualidade, um estilete para sem bom tem de ter uma alta taxa de Carbono.



  • Algum outro assunto que os profissionais da área tem dificuldades de encontrar informações nos livros, Professor Edenil?

     O numero gravado no aço de construção civil, que não é ferro, é aço, que por ser ligado ao Carbono, e tem uma baixa porcentagem deste. E por sua composição química.
     O numero é o limite de resistência ao escoamento é o quanto o material resiste sem sofrer deformação permanente, já que em construções, como casas, entre outros o material não pode sofrer deformações, pode balançar, mas não pode deformar-se permanentemente.
     A classificação numérica significa que é a quantidade de quilogramas que ele aguenta da área transversal.



  •   Poderia dar algum exemplo sobre esta aplicação de formula?

     Por exemplo, um 3/8 tem uma área de 71.255, mm2 que ao se multiplicar pela especificação do material de um numa bitola de CA de 50 ele vai suportar um valor próximo a 3562,75 kg



Comentários

  1. O laboratório do Edenil é em Santa barbara d'Oeste, mas ele leciona em Limeira, Ambos no estado de Sp, Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Arquivos.

um exemplo de como se forjavam espadas antigamente. Como eram as moedas na idade média. Diagrama ttt de um aço ao carbono. Forja antiga Catalã. Alguns aços com denominação ABNT. Um Antigo fole usado pelos ferreiros antigos. Forno conversor de Bessemer, Sheffield, Reino Unido. Diagrama ferro-carbono, com segmentos. Durezas correspondentes em alguns materiais e algumas escalas. Outro diagrama Ferro-Carbono. Exemplo de forja catalã. Um antigo ferreiro, fazendo uma ferradura. Modelo básico de alto-forno. Familia dos materiais metálicos, industrialmente usados.

Um pouco sobre a corrosão

Estima-se que 2% a 4% do PIB (produto interno bruto) mundial é empregado para consertar estruturas afetadas pela corrosão. Grande quantidade de objetos metálicos como: tubulações, pontes, depósitos, edifícios etc., apresentam manchas vermelhas (Fe 2 O 3 ) que aumentam de tamanho e transformam em furos pequenos depois grandes. Todo dinheiro que custou a produção dos metais se transformam espontaneamente em óxidos. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão metálica: • Corrosão Química : estes processos são menos frequentes na natureza. • Corrosão eletroquímica :  é a remoção de elétrons de um átomo (este sofre oxidação), por um outro átomo (este sofre redução).    Existe transferência de elétrons de uma espécie química para outra. OXIDAÇÃO :   O átomo perde ou cede elétrons. (Responsável pelo desgaste do metal):            

Historia da metalurgia

~~ Um resumo histórico da metalurgia ~~         Segundo alguns autores, Marques e Fernandes (2012) a história da metalurgia passa por diversas fases em muitos lugares do mundo. Como pode ser ressaltado no documentário delas que mostram alguns dos mais importantes durante o desenvolvimento desta ciência no decorrer do tempo: [...] De modo a fazer-se uma distinção entre a era moderna e a era neolítica (Idade da Pedra), os arqueólogos tiveram necessidade de classificar os estádios de desenvolvimento das civilizações em Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro. Os povos que melhor dominavam as técnicas de processamento e extracção de metais, foram os que se suplantaram e se destacaram dos outros, tanto em nível de melhores condições de vida, como em vitórias nas batalhas, dando assim origem aos grandes impérios que existiram. [...].                 Ainda por relato dos arqueólogos e historiadores que se em