Pular para o conteúdo principal

Principais Características e propriedades dos materiais metálicos:


Principais Características e propriedades dos materiais metálicos:


Características: 


    Opacidade e cor:
    Os metais e ligas são todos opacos como reflexo da estrutura cristalina que não permite a passagem da luz: no que concernem as cores a grande maioria dos materiais metálicos são cinza claro, sendo comum denominar-se esta cor de metálica. Algumas exceções como é o caso do cobre que é avermelhado, do ouro que é amarelado e da prata que é branca. É evidente que as ligas desses metais irão apresentar cores diversas a depender da coloração dos metais que ás compõe.


    Brilho: 
    Os metais e as ligas quando polidos apresentam-se brilhantes, porém a exceção dos metais nobres (ouro, prata, platina), eles perdem o brilho devido aos processos de corrosão e a consequente formação de uma película de produto de corrosão, em geral, fosco. 

    Massa Específica
    Os metais e as ligas apresentam massa especifica bem superior a da água. O metal mais leve é o magnésio com 1,7 g/cm³ seguido do Alumínio com cerca de 2.7 g/cm³ e o ouro um dos mais pesados, com cerca de 19,3 g/cm³ . As ligas ferrosas situam-se na faixa de 7.85 á 8 g/cm³. 

    Estado físico e temperatura de fusão
    Os metais e as ligas apresentam-se na temperatura ambiente no estado solido, a única exceção é o mercúrio que é liquido. A temperatura de fusão varia desde -38,8° C para o mercúrio e 3410 para o tungstênio. É importante apresentar que as ligas apresentam ponto de fusão bem diversificado, inclusive em alguns casos inferiores aos seus componentes, quando há a formação de eutético. 


Propriedades: 


    Resistencia mecânica 
Inclui-se na propriedade conceituada como resistência mecânica: 
    A resistência a tração, compressão, torção e cisalhamento. A resistência mecânica é caracterizada a partir dos conceitos de tensão e deformação, ou seja, quando se aplica tensão sobre um material, qual deverá ser a resposta em termos de deformação elástica ou plástica.
    Há quatro formas de carregamento de uma estrutura que podem ser reproduzidos nos respectivos ensaios de tração, compressão, torção e cisalhamento. 
     No estudo da resistência mecânica dois conceitos são fundamentais, quais sejam a deformação em regime elástico e a deformação em regime plástico.       
     No regime elástico o material sofre deformação elástica e desta forma toda vez que é submetido a uma tensão de tração ele sofrerá um alongamento elástico na mesma direção da tensão aplicada. Cessada esta tensão o material retornará á as condições iniciais. 
    Para a maioria dos metais a relação entre a tensão e a deformação é diretamente proporcional e é chamada lei de Hooke; a constante de proporcionalidade é denominada de modulo de elasticidade, ou modulo de Young. Os módulos de elasticidade variam entre 45 GPa para o magnésio e 407 GPa para o Tungstênio, que é o material com maior resistência á tração dentre todos os metais. 
    Quando o material é deformado elasticamente em uma direção quase sempre ele sofre contração em outra direção, a partir deste conceito define-se um parâmetro muito importante na deformação elástica, denominado coeficiente de Poisson que é a relação entre a contração em uma direção e o alongamento em outra perpendicular.


    Ductilidade
    A ductilidade apresenta o grau de deformação que um material apresenta antes da ruptura. A ductilidade é caracterizada pelo percentual de alongamento sofrido na deformação em relação às dimensões iniciais. Ela é avaliada no diagrama tensão-deformação. Os materiais dúcteis são aqueles que apresentam grande alongamento e os frágeis são aqueles que rompem praticamente sem experimentar a deformação plástica. Para efeitos práticos é comum denominar de materiais frágeis aqueles que apresentam uma deformação plástica ate a fatura inferior á 5%.


    Resiliência
    A resiliência é a propriedade de um material de absorver energia na deformação elástica e recupera-la com a remoção da solicitação mecânica. Esta propriedade mostra a tendência de um material a apresentar fraturas frágeis, ou seja, os materiais de baixa resiliência apresentam tendência para este tipo de fratura. A resiliência pode ser afetada pela temperatura. Em alguns materiais o abaixamento da temperatura provoca a transição do modo de fratura dúctil para fratura frágil, e é chamada temperatura de transição e é obtida em ensaios de laboratório denominado ensaio Charpy. Tenacidade 

    Tenacidade
    É a propriedade dos materiais metálicos de absorver energia ate a ruptura. Ela é muito parecida com a resiliência, com a diferença apenas que a de que a resiliência é mais significativa para carregamentos estáticos enquanto esta propriedade é importante em cargas dinâmicas. Os fatores que afetam a tenacidade da peça são a geometria da peça e a forma de aplicação das cargas, a maneira mais comum de avalia-la é com teste de impacto Charpy e Izod. Outro aspecto importante é a influencia da temperatura em alguns materiais onde a uma transição de fratura dúctil para frágil em função da mesma. 

Dureza
     A dureza pode ser conceituada como sendo a resistência de um material a uma deformação plástica localizada. É uma propriedade que fornece um bom indicativo de outras propriedades, como resistência mecânica, resistência ao desgaste, ductilidade, etc.
A resistência ao desgaste é correlacionada diretamente com a dureza, sendo inclusive uma forma de aumentar a resistência ao desgaste através do endurecimento superficial.

    Os ensaios de dureza mais utilizados são: Brinell, Rockwell, Knoop e Vickers.
Outra propriedade comumente associada à dureza superficial e também à têmpera que é a endurecibilidade, que reflete a profundidade da penetração da têmpera. Esta propriedade é determinada pelo ensaio Jominy. 


    Resistência à fluência 
    A fluência é a capacidade de um material de suportar cargas quando uma temperatura muito acima da ambiente. O nome desta propriedade dos materiais é resistência à fluência. Quando um material é submetido a carregamento abaixo do limite de escoamento ele poderá ter escorregamento de discordâncias e experimentar deformações permanentes. Esta propriedade é muito importante para peças e equipamentos de fornos, caldeiras, motores, turbinas e outros equipamentos que trabalham comumente em temperaturas muito elevadas. A fluência é fortemente influenciada pela tensão e temperatura. O elemento que pode ser adicionado às ligas ferrosas que mais influencia na resistência à fluência é o molibdênio.


    Soldabilidade
    A soldabilidade é uma propriedade do material metálico a ser submetido a processo de soldagem, apresentado uma junta soldada muito próxima, em termos de características e de propriedades do metal de base.
O material de maior soldabilidade, entre os ferrosos, é sem duvida nenhuma o aço Carbono e à medida que elementos de liga são adicionados, para aumentar resistência mecânica ou a resistência à corrosão, algumas dificuldades aparecem.
Como foi dito, o controle de qualidade na junta soldada é essencial no processo de fabricação por soldagem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Arquivos.

um exemplo de como se forjavam espadas antigamente. Como eram as moedas na idade média. Diagrama ttt de um aço ao carbono. Forja antiga Catalã. Alguns aços com denominação ABNT. Um Antigo fole usado pelos ferreiros antigos. Forno conversor de Bessemer, Sheffield, Reino Unido. Diagrama ferro-carbono, com segmentos. Durezas correspondentes em alguns materiais e algumas escalas. Outro diagrama Ferro-Carbono. Exemplo de forja catalã. Um antigo ferreiro, fazendo uma ferradura. Modelo básico de alto-forno. Familia dos materiais metálicos, industrialmente usados.

Um pouco sobre a corrosão

Estima-se que 2% a 4% do PIB (produto interno bruto) mundial é empregado para consertar estruturas afetadas pela corrosão. Grande quantidade de objetos metálicos como: tubulações, pontes, depósitos, edifícios etc., apresentam manchas vermelhas (Fe 2 O 3 ) que aumentam de tamanho e transformam em furos pequenos depois grandes. Todo dinheiro que custou a produção dos metais se transformam espontaneamente em óxidos. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão metálica: • Corrosão Química : estes processos são menos frequentes na natureza. • Corrosão eletroquímica :  é a remoção de elétrons de um átomo (este sofre oxidação), por um outro átomo (este sofre redução).    Existe transferência de elétrons de uma espécie química para outra. OXIDAÇÃO :   O átomo perde ou cede elétrons. (Responsável pelo desgaste do metal):            

Historia da metalurgia

~~ Um resumo histórico da metalurgia ~~         Segundo alguns autores, Marques e Fernandes (2012) a história da metalurgia passa por diversas fases em muitos lugares do mundo. Como pode ser ressaltado no documentário delas que mostram alguns dos mais importantes durante o desenvolvimento desta ciência no decorrer do tempo: [...] De modo a fazer-se uma distinção entre a era moderna e a era neolítica (Idade da Pedra), os arqueólogos tiveram necessidade de classificar os estádios de desenvolvimento das civilizações em Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro. Os povos que melhor dominavam as técnicas de processamento e extracção de metais, foram os que se suplantaram e se destacaram dos outros, tanto em nível de melhores condições de vida, como em vitórias nas batalhas, dando assim origem aos grandes impérios que existiram. [...].                 Ainda por relato dos arqueólogos e historiadores que se em