Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre Metalografia


Um breve resumo sobre o que é metalografia


     A Metalografia faz o estudo e descrição dos metais e ligas. Este estudo é realizado através de “ensaios metalográficos” que procura relacionar a estrutura íntima do material com suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo de prova para análise microscópica. Aplica-se a todos os materiais e produtos metálicos ferrosos. As técnicas metalográficas dos não ferrosos são, em princípio, semelhantes às utilizadas nas ligas ferrosas, por exemplo, aços e ferros fundidos, exigindo, entretanto, preparação mais meticulosa, alicerçadas na total atenção, paciência e imaginação do preparador.

     No que se refere à metalografia, é definida como o estudo da constituição, das estruturas dos metais e suas ligas. Sendo feitas através de análises metalógrafas; com o uso do microscópio se consegue identificar as propriedades mecânicas, físicas e químicas, como também o seu processos de fabricação. Para a realização desta análise é preciso que se obtenha uma amostra que será cortada, lixada, polida devidamente e atacada com um produto químico de tal maneira que venha a descobrir os tipos de materiais que eles são compostos. Este estudo examina também se os metais são ferrosos ou não ferrosos.

A Metalografia tem grande importância na descoberta das estruturas que os metais são constituídos, com isso não existem diferenças em se examinar um metal ferroso de um não ferroso, considera-se, porém a habilidade, agilidade, a atenção e capacidade de raciocínio que o técnico em metalurgia venha a ter (ROHDE, 2012, p 6). De acordo com Aurélio, a Metalografia faz o estudo e descrição dos metais e ligas. Este estudo é realizado através de “ensaios metalográficos” que procura relacionar a estrutura íntima do material com suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. A Metalografia está dividida em: Macrográfica e Micrográfica
  

METALOGRAFIA MACROGRÁFICA

     É aquela análise que é feita a olho nu. A Macrografia também consiste na análise da macro- estrutura de uma peça bem  preparada e atacada, usando a  lupa por instrumento  com aumento de até 10 vezes como segundo Colpaert (2008).

     O ensaio macrográfico ou macrografia é visível a olho nu ou em lupa de até 40x. (Eng.º JOSÉ EDENIL, 2011).
     Isto acontece, devido o aspecto da superfície após devidamente polida e atacada.

“[...] Por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se a ideia conjunto, referente à homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impurezas e o processo de fabricação, qualidade da solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características [...]”. (REGIS ROHDE, 2010).

METALOGRAFIA MICROGRÁFICA

     É aquela análise que é feita através do microscópio com a lupa que vai de 40 a 1000, estes microscópios possuem acoplados sistemas de fotografias integrados que permitem registrar em fotos a amostra examinada. (Engº. JOSÉ EDENIL, 2012).
     Ensaio micrográfico ou micrografia é visível ao microscópio com lupa a partir de 40x até 1000. (Eng.º JOSÉ EDENIL, 2011).

“[...] Consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, onde se pode observar as fases presentes e identificar a granulação do material (Tamanho de grão), o teor aproximado de carbono no aço, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões [...]”. ( ROHDE, 2010).

Exemplo de micrografia, evidenciando uma estrutura de ferrita e perlita. Ampliação 400 x.


Este é um exemplo de macrografia, analisando as zonas afetadas pela temperatura em uma região soldada e cortada. Ampliação 8x.


Comentários

  1. Amostra analisada na macrografia de solda encontra-se reprovada, neste caso, por falta de penetração na chapa horizontal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre a corrosão

Estima-se que 2% a 4% do PIB (produto interno bruto) mundial é empregado para consertar estruturas afetadas pela corrosão. Grande quantidade de objetos metálicos como: tubulações, pontes, depósitos, edifícios etc., apresentam manchas vermelhas (Fe 2 O 3 ) que aumentam de tamanho e transformam em furos pequenos depois grandes. Todo dinheiro que custou a produção dos metais se transformam espontaneamente em óxidos. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão metálica: • Corrosão Química : estes processos são menos frequentes na natureza. • Corrosão eletroquímica :  é a remoção de elétrons de um átomo (este sofre oxidação), por um outro átomo (este sofre redução).    Existe transferência de elétrons de uma espécie química para outra. OXIDAÇÃO :   O átomo perde ou cede elétrons. (Responsável pelo desgaste ...

A familia de metais